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Qualidade de vida e atividade física na terceira idade

Atualizado: 13 de Ago de 2018

Uma velhice satisfatória resulta da qualidade da interação entre pessoas em mudança, vivendo numa sociedade em mudanças (NERI, 1993).


A prática de atividades físicas é reconhecida como a forma de combater e prevenir os males associados ao envelhecimento. Os benefícios da atividade física para a população idosa são inúmeros. Além de ajudar no bem-estar físico, contribui para a prevenção de lesões causadas por esforços, postura incorreta, bem-estar mental e melhora da auto-estima.


Atualmente está comprovado que quanto mais ativa é uma pessoa menos limitações físicas ela tem. Um estilo de vida sedentário pode ser a causa primária de incapacidade de realizar atividades de vida diária, como: vestir-se, sentar e levantar, tomar banho, caminhar a uma pequena distância etc. De acordo com estudos, um programa de exercícios físicos pode promover mudanças QUALITATIVAS, como por exemplo, a alteração na forma de realização de um movimento, aumento da velocidade na execução de tarefas e adoção de medidas de segurança para realizar as tarefas.


O exercício físico mais recomendado no passado para a população idosa era o aeróbio, tendo em vista seus efeitos no sistema cardiovascular. Hoje em dia, é muito importante que além destes também se incluam exercícios que envolvam força e flexibilidade para melhora e manutenção da capacidade funcional e autonomia do idoso.





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